Utilidade Publica: Modelo de estação de nova linha do metrô de Porto Alegre

Enviado por: adminem 24-10-2015 297 leituras
Prefeitura de Porto Alegre paga R$ 3 milhões por

consultoria de operadora do metrô de Madrid.

08 de outubro de 2015



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Modelo de estação de nova linha do metrô de Porto Alegre – Imagem: Reprodução / Prefeitura de Porto Alegre



A prefeitura de Porto Alegre contratou a consultoria da empresa pública Metros Ligeros de Madrid S.A. para prestar consultoria no projeto do metrô da capital gaúcha. Ela é responsável pela operação da linha um do sistema metroviário da capital espanhola e já foi consultada no ano passado pela prefeitura gaúcha.

A parceria está publicada no Diário Oficial da capital desta quinta-feira (08) e ocorreu sem a realização de licitação dado o notório saber da empresa. Os técnicos dela também prestaram consultoria ao projeto do metrô de São Paulo.




A prefeitura irá pagar R$ 3,3 milhões (R$ 3.305.668,50). Caberá à empresa prestar assessoria técnica de engenharia e capacitação de recursos humanos para o processo de licitação do Metrô de Porto Alegre até a contratação da empresa que irá fazer as obras. Além disso, os servidores da prefeitura ficarão capacitados para poder executar o projeto, independente do prazo em que ele saia do papel.

A Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) já está pronta. A divulgação do estudo depende do prefeito José Fortunati. A prefeitura está aguardando que o Ministério da Cidade apresente a modelagem financeira da obra.

Ainda segue em aberto a participação financeira do governo gaúcho. O Governo Federal vai repassar, a fundo perdido (sem devolução) R$ 1,77 bilhão. A prefeitura ingressará com R$ 690 milhões. Cabe ao Estado financiar R$ 1,08 bilhão. O total de investimento público é de R$ 3,54 bilhões. O restante será pago pela iniciativa privada, que poderá explorar o serviço por mais 25 anos.

Há diversos cenários sobre o metrô. A ampliação de estações e traçado vai depender do poder de investimento de quem ganhar a licitação. Porém, o modelo mínimo prevê a ligação do trem entre o Centro Histórico e a Fiergs, na zona norte.

Do centro ao Terminal Triângulo, o modelo de construção planejado é o Shield, que prevê uma escavação profunda, mais cara, mas que não necessita de alterações no trânsito. Do Terminal Triângulo até a Fiergs, a via passa a ser elevada.

O plano também irá prever a possível interligação com o Trensurb. Para isso há dois cenários possíveis: conexão no centro ou no aeroporto. O pátio de estacionamento dos veículos previsto fica no bairro Sarandi.

Porém, até o início das operações, o projeto terá que vencer muitas etapas. Além da definição sobre a participação do governo gaúcho, é preciso montar o edital, realizar a concorrência pública e obter as licenças ambientais e municipais. Somente após, as obras poderiam começar.



Origem
Jocimar Farina - jocimar.farina@rdgaucha.com.br