Ambojes: PROJETOS CONTEMPLADOS NO PROGRAMA MAIS CULTURA.

Enviado por: adminem 15-09-2011 431 leituras PROJETOS CONTEMPLADOS NO PROGRAMA MAIS CULTURA.

Os projetos foram elaborados pelo * Nucleste – Núcleo de Cultura da Região Leste através dos seus assessores para justificar a necessidade destas oficinas no Território de Paz.
Os Projetos caracterizam-se como relevante em razão da vulnerabilidade social em que se encontram os jovens da comunidade Bom Jesus – hoje, comunidade eleita Território de Paz, pelo Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.
Os jovens se encontram em uma área de risco devido às más condições de saneamento e habitação, além da violência sempre presente.
Há a necessidade de se buscar alternativas que façam frente a este quadro e propiciem a inclusão social e cultural.
É necessário também criar outra perspectiva de vida orientada pela solidariedade e pela participação comunitária, contribuindo com uma nova estratégia de enfrentamento da violência e de constituição de relações sociais e culturais.


PROJETO FAZENDO CINEMA

Este projeto de audiovisual tem como finalidade oferecer uma oficina para os jovem e adolescentes da Bom Jesus. Nossa expectativa é passar a técnica necessária para que durante e após a oficina os jovens possam produzir filmes - documentários de sua vida e da vida do território de paz.
Objetivamos com este projeto proporcionar a juventude, oportunidade de conhecer a si, ao outro, a comunidade e ao lugar que o rodeia por trás de produção do filme. Seja pesquisando a vida comunitária; ouvindo relatos de moradores, recolhendo impressões e sentimentos no encontro com o outro; estabelecendo limites de tempo, dinheiro e de espaço para a concretização do roteiro, da direção e da filmagem e da edição do filme. São experiências que possibilitam ao jovem colher conhecimento. Assim mais seguros de suas habilidades o jovem estará mais seguro para prosseguir em sua jornada. Esta experiência de registro audiovisual trabalha com a memória das pessoas e do universo que o rodeia criando uma sensação de pertença e valorização da auto estima. Enfim projeto uma outra Bom Jesus que tem história de arte, de cultura e pode projetar outro futuro, com paz mais alegria e não violência. As novas tecnologias permitiram baratear os preços de filmagem esta oficina pode ser desencadeadora de um processo muito produtivo neste sentido.


PROJETO ARTESANATO

Este projeto se justifica pelo objetivo primordial que de assistir os jovens e de modo reflexo a própria comunidade marginalizada trabalhando com oficinas de artesanato e possibilidade de geração de renda. A oficina de artesanato será realizada em madeira, cerâmica, vidro e tecido.
Esta oficina dará aos jovens ferramentas necessárias para o manejo de técnicas para reciclagem de peças de decoração a partir de base simples. Visando assim a confecção de objetos sofisticados de decoração como vasos, cinzeiros, garrafas decorativas, caixas de madeira, camisetas, etc., com fácil aceitação no mercado de consumo. Possibilitando ainda aos jovens a confeccionar sua carteira de artesão.


PROJETO CANTO CORAL

Como uma oficina de Canto coral pode contribuir neste novo tipo de construção das relações sociais?
O que se aprende ao escutar música servirá para aproveitar também no dia a dia, melhorando a atuação em outras atividades, desenvolvendo e aperfeiçoando várias habilidades. Entre estas habilidades estão: concentração, criatividade, raciocínio lógico, precisão (física e mental), coordenação motora, autocontrole e muitas outras. Habilidades tão necessárias a esta fase da juventude. Objetivamos treinar o ouvido para a escuta dos jovens com a sua própria voz; escutar a arte dos artistas das gerações que os antecederam, ou seja, com a ajudar na formação de um ouvinte inteligente capaz de ouvir e selecionar o que é significativo ou não para si, para a sociedade e para seu ambiente. Sugerimos a audição como forma alternativa e significativa para trabalhar os conteúdos da música, sem precisar vinculá-los às especificidades técnicas que exigiriam uma formação específica na área, e a discussão e a conscientização de escolha de repertório e sua reprodução. Outros objetivos:
- Desenvolver competências de escuta e reconhecimento de qualidades musicais;
- Favorecer descobertas estéticas por meio da exploração de objetos sonoros próximos identificando e classificando diferentes modalidades do som.
- Contribuir para a gênese e qualificação de plateias aproximando: comunidade escolar/artistas.
- Estimular cada participante a liberar a sensibilidade inata e desenvolver a audição, base essencial da musicalidade. trabalhar a partir da sensibilidade peculiar de cada um sem exigir q todos escutem igual,memorizem/reproduzam os mesmos ritmos...
- Um CD será desenvolvido em momento posterior aos encontros apresentando as reflexões obtidas através: dos dados coletados nos questionários, representações gráficas, relatos orais e observações resultantes da apreciação musical.


PROJETO MARCENARIA E BRINQUEDOS PEDAGOGICOS

Este projeto objetiva a confecção de brinquedos pedagógicos, desde a criação, confecção e acabamento. Os brinquedos serão entregues nas creches comunitárias da Bom Jesus. Os oficinandos poderão continuar confeccionando os brinquedos e a ideia é inserir no mercado estes brinquedos. E, desta forma Gerar Renda.



* O Nucleste tem por objetivo assessorar e promover ações artísticas e culturais na Região Leste. Principalmente as que se referem às ações de inclusão. Fazem parte deste Núcleo entidades, artistas e militantes da região.